10.9.06

Venha a nós a Vossa borla

Dando continuidade ao meu ritual habitual que ajuda a estruturar-me os sábados, dirigi-me a hora madrugadora, algures entre o meio-dia e a hora de almoço, à minha costumada papelaria para comprar o meu estereotipado Expresso. Nada de estereotipado ou costumeiro teve, no entanto, a notícia de que o arauto das notícias estava esgotado. E a visita a alguns espaços de alternativa emergente só me convenceram de que não existia papelaria, quiosque, banca, café, livraria, tabacaria ou proctologista que não tivesse sido assolado por esta surpreendente febre aquisitiva do meu pasquim que, coitado, normalmente se limita a definhar pelas prateleiras até quarta ou quinta-feira, amortalhado em sacos e em desprezo, dando-se ares de mono invendável. Mas a explicação pressurosa de uma prestável quiosqueira esclareceu o mistério e iluminou-me a vetusta memória: é que havia uma ofertazinha…
Ora aí está! Bem pode o Expresso ser ignorado semana após semana e ver a tiragem ingloriamente devolvida, que um dvd oferecido à laia de isco resgata-o do esquecimento e provoca verdadeiras invasões de energúmenos que se acotovelam e urram, atropelam e grunhem, para ter qualquer coisa de borla. Não interessa o quê, desde que não custe um cêntimo. Pode ser um filme, pode ser uma malga de sopa de lentilhas, não interessa se nunca se ouviu falar em Lost in Translation, e que importa que se pense que Sofia Coppola é uma corista da Rafaela Carrá? O que realmente eleva o vulgo é ter a borla que alarvemente se cobiça, mesmo que depois termine a fazer companhia aos restos da salada de orelha no caixote do lixo, porque o filme é uma seca, porque nenhum carro explode, porque nenhuma maminha se passeia ao léu.
E eu, que nem estava minimamente interessado na oferta (na atençãozinha, eufemismo tão português), porque gosto suficientemente do filme para não ter precisado de esperar por uma borla para o adquirir, eu que só queria folhear tranquilamente o periódico ao solinho de sábado… cambadadebabuínossemianalfabetoseexecráveis.

1 Comments:

At 11:32 da manhã, Anonymous Anónimo said...

A saga continua todos os Sábados, até ao próximo dia 28 de Outubro...lá vai mais uma corrida ao quiosque.
Carlota

 

Enviar um comentário

<< Home